Projeto de Extensão UFPel

 

Redes Colaborativas de Educadores Infantis de

Escolas do Campo e Rururbanas



EMENTA
Formação de educadores infantis através da construção de redes virtuais colaborativas de estudo para questões relativas a infância nas regiões rurais e rururbanas.


JUSTIFICATIVA

O presente projeto nasceu da necessidade de articular, através de redes digitais orientadas de formação docente, as educadoras infantis e os acadêmicos de Licenciatura em Educação do Campo EAD, dos municípios polos UAB/UFPel. Tal necessidade é fruto da crescente articulação dos discentes do referido curso com a realidade concreta das escolas infantis do campo e rururbanas, dos polos envolvidos nas atividades de pesquisa e práticas de ensino do curso e nas atividades de estágios não obrigatórios.

Os municípios envolvidos carecem de atividades de extensão voltadas para essa área, que produzam a articulação entre os processos de formação continuada e a elaboração de material didático mais adequado para o trabalho com a influência do campo e das periferias urbanas.

O trabalho está vinculado a uma proposta de investigação ação educacional emancipatória e pretende desenvolver práticas colaborativas de ação pedagógica reflexiva. Seu plano de trabalho está ancorado no tripé ação-investigação-ação e irá envolver os acadêmicos do curso de Educação do Campo de forma ativa, pois a ação deles será fundamental para o estabelecimento das redes digitais de formação continuada.

Em uma investigação preliminar, através de visitas de supervisão de estágios em escolas infantis dos municípios selecionados, realizamos um levantamento de demandas que deu origem a súmula desse projeto, que contempla as categorias organizadas nessa investigação, bem como questões necessárias para auxiliar os envolvidos a buscarem autonomia em seus processos de estudo e de reconstrução curricular de suas escolas.


METODOLOGIA

O trabalho está organizado dento dos princípios da investigação ação educacional emancipatória. Participarão dele:

- acadêmicos do curso de educação do Campo;
- professores das redes públicas dos polos UAB selecionados;
- docentes do curso de educação do campo;
- acadêmicos de cursos presenciais da UFPel;
- docentes de duas escolas infantis do Capão do Leão, RS, através da mediação do Sindicato dos Municipários do Capão do Leão.

A ação está organizada para ser desenvolvida de acordo com o que está exposto abaixo:

- os acadêmicos de licenciatura em educação do campo atuarão como tutores dos professores da rede que estiverem envolvidos;
- os acadêmicos dos cursos presenciais irão acompanhar os docentes da rede pública do município do Capão do Leão.
- irão acontecer encontros semanais a distância através da mediação do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Moodle Institucional do Centro de Educação a Distância da UFPel;
- os encontros serão mediados por ferramentas digitais e poderão ocorrer em tempos e espaços diferentes para todos os envolvidos;
- participação nas tarefas semanais, que serão postadas no AVA institucional, por parte de todos os envolvidos no processo;
- ao final do projeto cada professor da rede pública envolvido irá receber um certificado de 80 horas de formação.
- os docentes da UFPel irão elaborar os materiais e as atividades que serão postados no ambiente virtal.



SÚMULA

O curso terá a duração de 25 semanas a contar do dia 27 de maio de 2011, sendo que as semanas estão distribuídas da seguinte forma:
- A primeira semana corresponderá à inscrição no curso e ao primeiro acesso.
- A segunda e semana corresponderá a um módulo inicial de introdução ao ambiente virtual,
- Da quarta até a vigésima terceira semana os seguintes assuntos serão abordados:
(1) Infância
(2) A infância em diferentes contextos culturais.
(3) Os trabalho com a infância na História Universal.
(4) Infância no Brasil
(5) Estudos sobre infância na legislação
(6) A infância em escolas do campo e em contextos rururbanos.
(7) Movimentos sociais e infância
(8) Infância institucionalizada
(9) Reinventar práticas de Educação Infantil
(10) Infância e alfabetizações
(11) Organização do espaço da Educação Infantil e novas possibilidades
(12) Oficinas de teatro e contação de histórias
(13) Oficinas de produção de material didático
(14) Pedagogia dos projetos
(15) Avaliação e socialização das produções
- Na vigésima quinta semana teremos um módulo de avaliação do projeto, com o objetivo de auxiliar na qualificação de novos projetos.


PARCEIROS ENVOLVIDOS
- Polo de Apoio Presencial de São Francisco de Paula/UAB/MEC
- Polo de Apoio Presencial de Santo Antonio da Patrulha/UAB/MEC

- Polo de Apoio Presencial de Itaqui/UAB/MEC 
- Polo de Apoio Presencial de São Lourenço do Sul/UAB/MEC

- Polo de Apoio Presencial de Sapiranga/UAB/MEC
- Polo de Apoio Presencial de Sapucaia do Sul/UAB/MEC Polo de Apoio
- Presencial de Cacequi/UAB/MEC

- Polo de Apoio Presencial de São Sepé/UAB/MEC 
- Polo de Apoio Presencial de Rosário do Sul/UAB/MEC

- Polo de Apoio Presencial de São José do Norte/UAB/MEC
- Sindicato dos Municipários do Capão do Leão/RS